quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Satisfação do Cliente

O mercado tem falado muito sobre a importância da implementação de uma cultura nas empresa de satisfação ao cliente, isso é trabalhar para manter os cliente que já estão em sua base fidelizados, levando esses consumidores a uma experiência com o produto ou serviço que lhe agrade. Segundo John Bateson, a justificativa para a satisfação dos clientes provém de três fontes abrangentes: "o custo de novos clientes versus clientes antigos, a demanda competitiva por satisfação e o valor do ciclo de vida dos clientes."
Os novos clientes tem um alto custo para as empresas hoje, custo de propaganda é uma das principais, sem falar no aumento da disputa por atenção dos consumidores nas mídias. A diminuição da demanda deve ser outro fator de preocupação, cujo a diminuição da população economicamente ativa e o envelhecimento desta tem forte influência. Há também, um aumento de paridade das empresas, as informações de mercado que estão acessíves a todos o que minimisa a vantagem competitiva entre as empresas, mas a entrada no mercado de empresas privatisadas no mercado aberto, segundo Bateson, o que leva a uma elevação da concorrência.

O que as empresas tem feito hoje para satisfazer seus clientes? Quais os instrumentos de mais retorno que você vê no mercado? dê sua opinião!

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