sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Pnad

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, feita pelo IBGE, mostra que o pais está envelhecendo. E a taxa de fecundidade é a menor já registrada, dois nascimentos por mulher. A população jovem, com até 25 anos, vem em declínio, de 1981 a 2006, baixou de 58, 2% para 44,3% do total. A maior diferença entre as faixas etárias foi registrada nos estados do sudeste, entre 9 a 40 anos, existe uma diferença que ultrapassou 20 pontos, de 14,7% da faixa de 0 a 9 anos, e de acima de 40 com 35,8%.

Esses dados são reflexos de uma série de factores já estudados, como o aumento dos procedimentos contraceptivos, a entrada da mulher no mercado de trabalho e da melhoria no nível de vida da população, principalmente com avanços área da saúde.

Hoje vemos o mercado se preparando para esse aumento de demanda população da terceira idade, mas de forma lenta e que possivelmente não atendera à esse mercado. E em contra partida a população jovem está diminuindo e afetará o nível da população economicamente activa nos próximos anos.

Será que o mercado está realmente preparados para essas mudanças no mercado? Qual seria a sua atitude, como gerente de marketing, para se adequar a essa nova realidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário