quarta-feira, 31 de março de 2010

Fusões Comerciais

O tema escolhido para falarmos essa semana foi a fusão de empresas. Nesta terça feira (30/03) a Ricardo Eletro e a Insinuante formaram uma nova empresa no setor de móveis e eletrodomésticos: a Máquina de Vendas.

Com essa fusão o grupo passa a ser o 2º maior grupo varejista do país. A nova rede vai faturar algo em torno de R$5 Bi ao ano e vai continuar atrás da holding Nova Casas Bahia. Magazine Luiza agora ocupa a 3º posição.

É evidente que a fusão traz grandes benefícios ao presidente das duas empresas. O faturamento vai dobrar, o numero de lojas aumenta, e o poder de barganha nas compras de mercadorias será ainda maior.

Mas essa junção não parece ser assim tão boa para os clientes. O mercado ficará mais fechado, perdendo poder de comparação de preços, estipulando eles o preço que julgam ideal.

Antes disso outras duas empresas depois de anos de conversas e tentativas de acordo finalmente chegaram a um consenso. Perdigão e Sadia assinaram um acordo que formou a gigante do ramo alimentício (Brasil Foods).

Com 119mil funcionários, 42 fabricas e mais de R$10 Bilhões em exportações por ano, a gigante surge com um faturamento anual de R$22Bilhões. Perdendo apenas para a Petrobrás e CVRD em exportação.

A fusão foi boa para o país em escalas internacionais, porém os consumidores novamente ficaram nas mãos dos grandes empresários. Diariamente acompanhamos a alta da carne, leite e derivados. O que deveria ser diferente já que a união entre elas fez com que o poder de barganha aumentasse na compra com seus fornecedores.

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