quinta-feira, 25 de março de 2010

Atendimento ao Cliente

Cada dia mais tenho visto pessoas se queixando comigo sobre atendimento ao consumidor e por isso resolvi escrever um pouco sobre o tema.

Muitos clientes saem insatisfeitos de estabelecimentos comerciais, após serem tratados de forma inadequada pelos profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente. Muitas empresas e escritórios perdem diariamente boas oportunidades de negócios simplesmente por não treinarem adequadamente seus atendentes e pessoal em geral.

Será que vendedores e gestores esqueceram aquele principio do marketing que se aprende lá nos primeiros periodos de faculdade ? "Manter um cliente é mais facil que conquistar um".
Isso é tão obvio que da ate desgosto escrever sobre isso.

Os esforços de marketing que o vendedor tem que fazer para concluir uma venda vai desde atrair um cliente ate a loja, despertar o interesse dele pela mercadoria/produto, oferecer melhores vantagens dos que as dos concorrentes e melhores condições de pagamento etc.

Algumas décadas atrás, o foco do mercado era o produto/serviço, ou seja, o mercado era “obrigado” a aceitar o que era oferecido e pagar o valor cobrado. Atualmente, a situação é totalmente inversa, sendo os clientes o foco de tudo que venha a ser produzido. O objetivo é não apenas atender as necessidades dos clientes mas superar suas expectativas e agregar valor ao que é oferecido, pois o mercado (seus clientes) é que define quanto deseja pagar por seu produto/serviço e somente agregando valor você poderá se diferenciar da maioria de seus concorrentes.

Por essas e outras que o atendimento é FUNDAMENTAL para sua empresa. Tenho certeza que se o cliente for bem atendido ele retornará a sua empresa ou no minimo passará boas referências para amigos.

Recentemente fiz uma pequena viagem para Cachoeiro e precisei me hospedar no hotel San karlo (o mesmo que Roberto Carlos fica quando vem ao estado). Ao fazer o Check-in perguntaram-me qual meu sabor preferido de suco e horario que preferia ler o jornal de minha preferência. Não entendi na hora mas respondi. Manga e A Gazeta ao tomar café.
Pela manha ao ir para o restaurante quando me sentei na mesa uma copeira se aproximou me entregando um jornal A Gazeta e trouxe em seguida uma jarra de suco de manga. Conforme tinha respondido no check-in. Um esforço minimo do hotel fez com que eu virasse cliente todas as vezes que precisar ficar em Cachoeiro.

Resumindo. Um bom atendimento, depende de um excelente relacionamento Empresa/Cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário