terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O mercado no carnaval

No meio de uma das maiores crises financeira internacional estará acontecendo nesta próxima semana o Carnaval, ou “festa da Carne”, e pelas expectativas do mercado que “ganha” com esta festa pagã são as mais positivas.

O consumidor brasileiro viveu durante uns 3 anos de aumento real no seu poder de compra – tem até uma artigo neste blog sobre o assunto – o reflexo da crise vai demorar a ser sentido realmente, isso lógico para produtos de pouco envolvimento por parte do consumidor, ou produtos de compra por impulso. O produto de compra comparada precisa ser estudado, e geralmente são mais caros, como carro, a partamentos e produtos de alta tecnologia.

Para este carnaval que move milhões em todo o país, vale destacar Rio de Janeiro e Salvador, onde o turismo é o muito forte, as empresas de estão esperando um aumento dos turistas domésticos, por causa do aumento do dólar. Mas não esta fácil viajar, as passagens são muito caras, e isso se deve aos altos impostos que são cobrados, o que acaba encarecendo as viagens.

As indústrias da cerveja investem pesado, pois esses 3 primeiros meses equivalem a 30% do volume de venda no ano. Por isso os altos investimentos em publicidade e propaganda. A famosa guerra da cerveja já começou. A Sol, esta patrocinando, praticamente, todas as escolas de samba do Rio, os blocos de Salvador, e em todo o nordeste. A Antarctica patrocinou mais de 100 blocos de rua do rio neste ano, e a Schin tem um dos maiores camarotes da Marques de Sapucaí. A Brahma investe no carnaval de São Paulo. O mercado todo quer aumentar em 25% o seu faturamento, que no ano passado girou em torno de 800 milhões.

É muita cerveja!

Bom carnaval, e, por favor, cuidado com a mistura do álcool e volante!

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário