quarta-feira, 13 de maio de 2015

Inovação no momento de crise

Na segunda fui a uma loja de equipamentos elétricos a procura de um prestador de serviço para acertar a antena de casa, e entrei em uma conversa sobre o cenário de baixa nas vendas da loja. Ele reclamava que suas vendas caíram mais de 70% e que ele não tem como explicar isso em casa de como os clientes sumiram de uma hora para outra.

Conforme citei no texto anterior o mercado, o poder de compra do consumidor, esta encolhendo e estes por sua vez tem que escolher muito bem o que comprar e a hora de comprar. Às vezes algo que pode aguardar uma manutenção acaba ficando para depois. E no caso da loja de eletrônicos, apesar de ter um mix interessante de produtos, a sua grande maioria e para equipamentos de TV, como suporte fixador na parede, cabos, antenas. E infelizmente, é o mercado que esta sofrendo e muito com esta perda real de compra dos clientes.

Logo, os investimentos que estavam previstos para melhorar a loja, acabaram ficando para frente, e esta desmotivação contamina o pequeno empresário, que às vezes tem as contas apertadas para se manter e segurar os bons funcionários. Triste!

Crise e oportunidade, se eu não me engano, em chinês tem o mesmo ideograma, e são nestas horas que pequenas ideias, as inovações, surgem e faz com que o empresário se fortaleça para quando vierem dias melhores, este possa nadar de braçada.

Por isso a capacitação do empresário e de seus funcionários pode manter esta chama competitiva acessa nos seus negócios. Inovar através de campanhas que atraiam quem esta a sua procura (nem todo mundo deixou de comprar TV), faça diferente. Como esta a sua comunicação via redes sociais, por exemplo. Invista em algo além do produto da sua loja. Não venda a antena digital, venda a melhor imagem que a pessoa possa ter ao utilizá-la.

Esse pode ser o caminho. E aí concordam?

Ricardo Freire

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