O
aumento dos serviços, como a de combustível e energia, que teve elevação
acumulada no ano de 28,03%, segundo o IPCA-IBGE, com um aumento por conta da
bandeira tarifária de 83,33%. E segundo a mesma pesquisa “o consumidor está
pagando neste ano, em média, 38,12% a mais pelo uso da energia, enquanto nos
últimos doze meses as contas estão 59,93% mais caras”. Vitória com 26,34%
acumulada no ano é uma das capitais que influenciaram neste aumento, menor que
Curitiba, que foi a principal com 49,81%. Logo, esta acabando com o poder de
compra dos consumidores, já que o aumento médio dos salários não acompanharam
estes números.
Aumento
também considerável no desemprego. O índice de 7,9%, registrado nos três
primeiros meses de 2015, é bem maior que o do período imediatamente anterior, e
ficou acima da taxa do primeiro trimestre de 2014 (G1- Globo.com). “Entre as mulheres e os jovens, o
desemprego é maior. A taxa foi de 6,6% para os homens e de 9,6% para as
mulheres. Dos jovens de 18 a 24 anos, 17,6% estavam sem trabalho nos primeiros
três meses do ano, mais que o dobro da média nacional, que foi de 7,9%.”
Para
piorar o quadro o índice de confiança do comércio caiu 8,2%, segundo a CNC, e a
intenção de contratar dos empresários é de -6,9%.
Esses
números explicam o ambiente no comércio. É só andar pelas ruas e ver a
quantidade de lojas e food services vazios. Aliás, este último seguimento foi o
grande focos e tem perdido para alimentação em casa. Os supermercados agradecem
apesar do IPCA para o segmento ser a mesmo, variação de 0,97% no mês. Mesmo
assim o segmento tem segurado um pouco a inflação acumulada de 8,17%, bem acima
da meta do governo de 6,5% (kkk, só rindo mesmo).
Logo,
este momento tem que ser de preparação, de desafios, de inovação.
Para
o comércio e serviços não tem outro jeito. Inovar nas campanhas, aproveitar a
“hora da verdade”, em que o consumidor esta presente para encantar. Seja com
promoções relâmpagos, como estouro de bolas com desconto (aliás, já vi 3 lojas
fazendo a mesma coisa em Colatina), mas a vivência tem que ser prazerosa. O
atendimento é fundamental neste período. Invista em treinamento de equipe.
Atraia
seus clientes. A comunicação, através de banners e panfletos, rádio... são
tantas ferramentas, que devem ser utilizadas ao máximo. Os consumidores tem que
ser comunicados que tem promoção na sua loja. Olha o Facebook aí!!!!
E
para quem esta empregado, e também, para os que estão à procura de um, é o
momento de se especializar. As empresas estão contratando pouco e por isso
estão com foco em pessoas preparadas, que não precisam ser treinadas no
ambiente de trabalho e que somem com pró-atividade e criatividade para
auxiliarem a sair desta “recessão” aparente. Profissionais empreendedores.
Principalmente os jovens que estão sendo convidados a entrarem no mercado de
trabalho para ajudar em casa, e muitas vezes abdicando do estudo. Atenção isso
pode ser uma armadilha.
“Enquanto
houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer”. (Santo Agostinho)
Vamos
à luta em tão!
Ricardo
Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário