segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Marketing Esportivo


O Marketing Esportivo foi um dos temas mais comentados nestas duas semanas de Olimpíadas em Pequim. Fazendo uma busca rápida no Google pode-se encontrar cerca de 394.000 resultados. E podemos ver a força do marketing voltado para o esporte. Não só como grande financiador dos jogo, mas também como grande incentivador para que os atletas conseguissem as tão sonhadas medalhas. No Brasil tirando o Cezar Cielo, que foi treinar no EUA com o "Paitrocínio", se viu que sem o investimento na base o país não crescerá no quadro de medalhas e também não sensibilizará o Comitê Olímpico Internacional a fazer do País sede das Olimpíadas de 2016.

Hoje se tem diversas formas de utilizar esta ferramenta do marketing pelas empresas. O país tem incentivos fiscais que facilitam o direcionamento dos investimentos no esporte, já que este valor, que pode chegar até 1% do que a empresa declara ao "leão", pode ser deduzido e focado ao esporte que transfere a marca valores ímpares e de fácil absorção do público.

"O marketing esportivo tem vantagem em relação a outros tipos de patrocínios, pois a marca consegue visibilidade e é associada com valores saudáveis e próximos aos da empresa, como performance, beleza estética e superação", afirma o diretor de marketing da Samsung, Carlos Werner, ao site do Marketing Esportivo(www.mktesportivo.com.br).

A também de fazer uma observação sobre a diferença de patrocínio e Marketing Esportivo. o patrocínio é uma ferramenta do Marketing Esportivo e esta inserido no seu "P" de promoção. "O patrocínio ocupa uma parte de toda estrutura e não ela inteira, ou seja, um subconjunto do marketing esportivo. Dentro desses factores, podemos colocar o patrocínio ao lado de outras ferramentas no campo do marketing esportivo, como o licenciamento, por exemplo", afirma no site da Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo (IBME), Rafael Zanette, especialista no assunto.

Embora, tenhamos vários desportistas a serem incentivados, temos que analisar os fracos projetos de marketing que são recebidos diarimante pelas empresas na busca de um patrocínio. Na maioria das vezes os próprios atletas, pais e técnicos tentam fazer de maneira instintiva e empírica os projetos. O que leva muitas empresas a rejeitarem os projetos, por não demonstrarem consistência e de forma clara o retorno que empresa terá de imagem e financeiro.

Os projetos tem que ser confeccionados por profissionais de Marketing, com uma boa equipe de criação e assessoria de imprensa para levar aos futuros parceiros um planejamento, onde constam o que irão ganhar com a parceria, e de que forma será feito o acompanhamento e a veiculação da marca com o atleta.

Sua empresa já pensou em participar de projetos esportivos? Quais as principais dificuldades que são encontradas para fazer estas parcerias? E dê a sua opinião!

4 comentários:

  1. Na minha opnião, as empresas deveriam investir mais nao só em MKT esportivo como tambem em MKT social, tendo visto que pra mim, a educação e o esporte são as ferramentas fundamentais para o futuro do país. A maioria das empresas acreditam que investimento esportivo é um custo a mais na contabilidade, o que é errado pensar, pois ações sociais e esportivas são grandes "armas" de relacionamento com o cliente e para a boa imagem da empresa.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Sim, com certeza, e hoje se têm vários projetos sociais, até mesmo neste campo esportivo, que levam principalmente os mais jovens a terem uma oportunidade, muitas vezes diferente do seu cotidiano.

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  4. Achei legal a ideia ricardo...
    ainda tenho que comentar mais...
    vou ver se coloco o seu link no meu orkut...
    vlew

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