segunda-feira, 18 de agosto de 2008

CRM para a Geração Net

No mercado competitivo as empresas precisam usar ferramentas de marketing para fidelizar o cliente, agregando valor ao produto e se relacionando com este consumidor, mas para ter esse contato direto com este precisa conhecer quem ele é. A Geração Net que a qual vivemos, são os nascidos depois de 1978, têm características diferentes dos consumidores de outras gerações, principalmente por ter acesso nunca visto às informações sobre o produto ou serviço, por meio de mídias eletrônicas, eles mudam de atitude a todo o momento. Neste artigo apresentamos como esses novos consumidores se relacionam com a marca do produto no ponto de venda, e quais são as melhores ferramentas pós-venda para fazer com que eles retornem para uma nova compra, diminuindo assim a dissonância cognitiva, e aumentando o boca a boca positivo sobre a empresa. Baseado neste contexto, estudamos referências bibliográficas sobre o tema, e uma pesquisa qualitativa exploratória Focus Group, em que dispõe um perfil destes novos consumidores."

Essa é o resumo do Artigo Científico escrito por mim, e o Moacir Peterle Junior, sobre com atrair e se contatar com os novos consumidores. Trabalho esse que mereceu 10 com louvor. A profundidade da pesquisa Focus Group nos deu a dimensão de como vemos as empresas hoje. Ficou claro que não temos fidelidade mais com as marcas, ou pelo menos a marcas onde o mercado e altamente competitivo, e pode ser substituído por qualquer outra marca que ofereça produto semelhante. Outra coisa que constatamos foi a confiança que e passada ao consumidor esta diante de um processo bem definido e sem erros, alias alicerce do CRM, pois só fazem compras via internet em sites que comprovadamente garantem os direitos do consumidor e superam as suas expectativas. Os sites mais citados foram os de viagens aéreas e Americanas.com.

O mercado esta dando oportunidade a todas as empresas de conversarem com seus consumidores, pois esta geração net, muitas vezes chamada de geração "y", ou "z" de zapear, adora contar as suas experiências com a marca na internet, e hoje canais como o Orkut, My Space, Blogger, entre outros, se tornaram pontos de contato, praticamente sem custos para as empresas, mas que necessitam de acompanhamento permanente com os internautas.

As vendas nos PDVs, off-line, estão começando de forma on-line, pois a pesquisa por produtos, serviços e preços de todas as empresas estão disponíveis com apenas um crick.

O que a sua empresa tem feito para se contatar com esses novos consumidores? Com é o seu processo de compra?

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