quinta-feira, 2 de setembro de 2010

UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE VENDAS PARA MICRO E EMPRESAS INFORMAIS


Com o aumento acelerado do acesso a internet pelas várias classes sociais, não é de se estranhar que microempresas e empresas informais migrem para este canal de contato direto com o consumidor. Várias são as vantagens: Não há custo, as redes sociais são “free”; facilidade de manutenção, montagem de banco de dados com seus clientes-amigos; aumenta o buzzmarketing ou marketing boca a boca.

O Brasil já é o quinto país um número de usuários das redes sociais. “De julho do ano passado para julho deste ano, o número de usuários brasileiros saltou 47%, passando de 23,966 milhões de visitantes únicos para 35,221 milhões”(O Globo). O Orkut possui no país 52 milhões de usuários. Não é de se espantar que o convívio oriente a migração para o canal de venda, e também, uma estratégia de marketing integrado para as empresas, até mesmo informalmente.

O pensamento é o seguinte: Tenho um Orkut onde troco informações com pessoas que conheço e que tem interesse nos produtos que vendo em casa, e estas pessoas conhecem outras, e mais outras, divulgando os meus produtos cada vez mais. Um exemplo disso aconteceu na minha casa, quando minha esposa estava provando algumas roupas de uma amiga, que ela tinha visto no Orkut, alias na página da empresária informal tinha a coleção completa e opções de combinação de peças de roupa.

Tenho vários exemplos disso, como oferta de biscuit, roupas íntimas e perfumes. Entretanto, para que este esforço de venda aconteça é necessária uma organização, acompanhamento das mensagens, utilização das possíveis critica como informações para melhoria de algum produto ou serviço e ser leal com os consumidores. Falando nisso, vale enfatizar que do mesmo modo que é plausível ter boas referências de seus contatos, também será ruim se não cumprir com o combinado. E se isso ocorrer o melhor é ser sincero, reconhecer o erro, evitar o combate com o “amigo consumidor” para saber quem esta correto, e utilize as informações para melhorar processos de venda.

Uma boa forma de potencializar as divulgações é acompanhar as últimas visitas e ter sempre outras formas de contato para que o “amigo consumidor” consiga se comunicar com você a qualquer momento, e quem sabe utilizar o Twitter para divulgar o endereço da sua página.

Segue algumas referências de venda via o Orkut: Orbita Rock (Loja de roupas – Micro empresa), Luiza Moulin (Vende roupa caseiras), Karina Silveira (Perfumes e hidratantes).

Boas compras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário