domingo, 15 de agosto de 2010
O MERCADO DE FOOD SERVICE E A GERAÇÃO NET
Os consumidores de Food Service, ou alimentação fora do lar, aumentam a cada dia, e esta nova geração que já esta no mercado de trabalho, com idade até 30 anos, tem ajudado crescimento deste consumo. Vários fatores influenciam o aumento neste segmento, como a entrada da mulher no mercado de trabalho, 43% em 2007 (ABIA), o que diminuiu também o tempo de cozimento dos alimentos de 2 horas para 15 minutos, a concentração urbana e o aumento das cidades, que impede que o trabalhador se desloque até em casa se alimentar. A participação da alimentação fora do lar girou entorno de 28% em 2009 (IBGE). O mercado estima que em 2010 tenha um faturamento de 65 bilhões.
Não podemos esquecer o fortalecimento da classe “C” ou média, que aumentou consideravelmente sua participação na economia e se tornou a principal engrenagem para manutenção de bases solidas para giro do capital pelo país. E também, as classes “D” e “E” que estão sendo beneficiados com o crescimento do ganho médio dando o um melhor poder de compra, principalmente nas compras de 5 reais. E a internet esta chegando como o barateamento da internet de banda larga a via lan house.
Atrás do aumento do consumo per capita, ou ticket-médio por KG, as empresas tem voltados os seus olhos para este novo consumidor, que tem acesso a muita informações, são geralmente infiéis a marca. Algumas ações de relacionamento via redes sociais estão aumentado a cada dia. Você pode saber, por exemplo, quando será a próxima fornada da padaria da sua esquina ou qual a promoções do dia do hambúrguer de sua preferência.
Se essas ações tem dado certo? Basta olhar o aumento vertiginoso destas empresas nas redes sociais. Mas, também, há um aumento da percepção da marca e concede a ela valores de inovação e autenticidade. Mas vale uma pergunta. Já fez alguma compra no food service estimulada a uma informação no Twitter ou Facebook?
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